XADREZ

Visto como um desporto, ciência ou mesmo uma arte, o Xadrez é um jogo que já conta com cerca de 1500 anos de história. Apesar da sua antiguidade, o Xadrez resistiu ao tempo e hoje estima-se que seja jogado por 700 milhões de pessoas em todo o mundo, seja num tabuleiro, num computador ou mesmo em qualquer smartphone.

SOBRE AS AULAS DE XADREZ

Diz-se que “primeiro aprendemos as regras do jogo e depois é só jogar melhor que todos os outros”. E, naturalmente, a primeira etapa da nossa viagem pelo mundo do Xadrez começa pela aprendizagem do movimento das peças, bem como a aquisição de conceitos importantes como horizontal, vertical e diagonal. Assim que soubermos aquilo que podemos fazer no jogo, passamos àquilo que devemos fazer, os fundamentos: como devemos conduzir a nossa partida para poder chegar ao Xeque-mate. Aliando este jogo de tabuleiro secular às tecnologias dos nossos dias, todos podem aprender Xadrez de uma forma divertida!

"O Xadrez faz parte da minha vida desde os 5 anos. Posso dizer que o xadrez me ajudou muito, quer profissionalmente, quer pessoalmente. Mas claro o meu objetivo é poder ensinar conhecimento e mostrar às crianças que o xadrez pode ser ensinado de várias formas e de maneiras super divertidas!"
Rúben Marriós
Professor de Xadrez
"A minha ligação ao Xadrez começou quando, aos 7 anos, a minha mãe me inscreveu num clube de Xadrez para combater a minha distração! Contudo, foi a minha entrada no Xadrez de competição aos 12 anos que fez com que o meu afeto por este jogo tenha durado até hoje. Este jogo é para mim sinónimo de alegria, e eu quero passar essa experiência e tudo o que o Xadrez me deu a todos os meus alunos!"
Pedro Mendes
Professor de Xadrez

CONTEÚDOS A LECIONAR E OBJETIVOS A ATINGIR

Uma disciplina curricular em vários países da União Europeia e até em algumas escolas portuguesas, o Xadrez é uma excelente ferramenta educativa que desenvolve várias competências, entre as quais: